páginas

3 de jun. de 2013

Antropologia Churrete Em: O Diário - II Edição

Continuando a belíssima saga iniciada pela Trash, aqui vos fala Betina com relatos de seu próprio diário de 2006, quando estava prestes a entrar na quinta série com seus 10 anos recém feitos. O dito cujo foi lhe dado de presente no ano anterior (aniversário sendo em dezembro, então bem em tempo de COMEÇAR O ANO RELATANDO COISAS!!!!) por um menino que na época tinha uma queda por mim. Hoje em dia ele é felizardamente homossexual. Isso não é estritamente relevante, mas acho que enriquece a backstory.

Meu diário tinha espaço para títulos em cada dia, além de marcadores de humor (uma carinha feliz, uma apática e uma triste) (na sexta e no sábado as três carinhas eram substituídas por três carinhas sorrindo em três níveis diferentes) (aparentemente a mensagem que a Imaginarium quer passar é que não se pode não ficar feliz numa sexta).

Fica aqui o claro disclaimer de que eu não tenho vergonha da Betina de 10 anos. Uma das minhas atividades favoritas é rir do passado, e há anos afirmo que é o melhor jeito de aproveitar o presente (mesmo que daqui a 3 anos esteja-se rindo do atual presente). Claro que quanto mais distante melhor, já que podemos dizer com mais certeza "céus, não sou mais essa babaca". Mas enfim. Eu nem era babaca. Talvez... excêntrica.


01 de Janeiro, domingo
Humor: Feliz
Título: Festa!!!Festejar!
ÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!
Começou o Ano!!!
(carinhas =D, =), =], =3, <=P e :P)


Acho de algum modo bonito que meu diário tenha começado em uma nota tão otimista. Tão cheia de vida. Quer tenha sido a euforia do Reveillon ou a euforia da pré-adolescência, fico feliz por ter estado tão visivelmente animada pela "Festa!!!" e pelo começo do ano. Também agradeço o uso exacerbado de emoticons porque é sempre hilário de se ver.



03 de Janeiro, terça-feira
Humor: Triste
Título: De volta...
... ás férias...
>/
...QUE
CHATICE! >=(

04 de Janeiro, quarta-feira
Humor: Apática
Título: NADA
ACONTECE!
>=/


É vital pra caracterização da Betina de 10 anos que vocês entendam que eu achava muito chato ficar de férias. Vocês podem debater se foi justamente isso que me compelia a escrever no diário--o tédio sufocante, esmagador, atordoante. Na verdade, não tem nem muito debate. 



07 de Janeiro, sábado
Humor: Feliz (nível 1)
Título: Ganhei bicicleta!
Hoje eu ganhei uma bicicleta!!!
Vou aprender a andar nela!!!

08 de Janeiro, domingo
Humor: Feliz
Título: Aprendendo a andar de bici
Hoje eu SEI que vou aprender a andar na minha bicicleta!!! =)

09 de Janeiro, segunda-feira
Humor: Feliz
Título: JÁ APRENDI?
Resposta:
NÃO.
CHOVEU!!!


Gosto muito da Saga Da Bicicleta. Por ter sido uma das crianças estranhas que só aprendia a andar de bicicleta no Ensino Fundamental, eu fiquei claramente obcecada com a ideia. Ganhei minha bicicleta!! Finalmente!! Os deuses são bons!! Eu sei que vou aprender a andar!! Eu consigo!! Ei, já aprendi?? Já?? Já cheguei nesse nível incomparável de conquista humana?? Não?!?!



10 de Janeiro, terça-feira
Humor: Apática e Triste (primeiramente eu marquei apática, depois resolvi marcar triste)
Título: orkut (numa letra imitando a fonte)
Hoje eu trabalhei no meu orkut que fiz ontem. mas o rafa acha que eu olhei o dele. e daí? e eu não posso pegar sol senão eu fico com a boca roxa pra sempre!!! Foi por causa de um acidente...


Definitivamente minha entrada favorita. É tudo tão bonito, pessoal. Trabalhei no meu Orkut. Meu irmão de 17 anos aparentemente ficando brabo por eu ter olhado o perfil dele. Eu sentindo necessidade de me defender. A boca roxa e a total falta de explicação, apenas um vago murmúrio sobre "acidente". As reticências. O retrato genuíno de uma época da História que não tem mais volta. Uma obra de arte.

Eis a explicação do acidente da boca roxa, apesar de eu achar que a entrada fica infinitamente mais engraçada sem contexto nenhum: estava bebendo Gatorade e fiz aquele negócio de sugar o bico da garrafa até prender na pele. Vocês provavelmente já fizeram isso alguma vez na vida, só não foram toscos o suficiente pra deixar a garrafa lá pendurada na pele durante uns 10 minutos. Como resultado, fiquei com uma ARÉOLA ROXA ao redor dos meus lábios. Durante uma semana. 



21 de Janeiro, sábado
Humor: Feliz (nível 3)
Título: TEKKEN 5
Hoje jogamos muito Tekken 5.
Eu era sempre a Christie!!


Ah, Tekken 5. Por muito tempo eu tive uma obsessão absurda por esse jogo, levando-se em conta o fato de que joguei poucas vezes na vida. Ele era do meu primo, por isso eu só podia jogar quando ele fosse pra praia junto com a gente. Minha paixão pela Christie persiste até hoje. Ela é uma das poucas meninas do jogo, é brasileira (ou pelo menos metade? memória me falha e não quero pesquisar), dança capoeira do jeito mais fodástico do mundo e sempre me fazia vencer (talvez porque era única personagem cujo combo eu conhecia, mas shh).



25 de Janeiro, quarta-feira
Humor: Triste
Título: WooW!
Hoje foi um dia tão...
Sem
Graça!


Sei que essa entrada não é à primeira vista tão interessante, mas acho fascinante pelo tom forte do sentimento. WooW! A incredulidade perante ao tédio é digna de nota. Sei lá, gosto da ênfase que tento passar ao leitor pra que entenda realmente o quão sem graça meu dia foi. 



(Na sucessão, ganhei um cachorro e falei sobre ele durante três dias. Nada muito emocionante de se ler. Fica aqui só por questões de contextualização.)


29 de Janeiro, domingo Humor: Feliz Título: Hoje...nada de especial, mas eu tenho o Chewie!!


Acho esse dia interessante porque ele é pra ser feliz--eu definitivamente me sentia feliz, soava feliz, escrevia feliz. No entanto, tem algo extremamente patético embaixo da superfície, talvez pelo fato de que minha auto-diagnosticada felicidade estava totalmente atrelada à existência de um filhote canino perto de mim. Sem ele, meus dias ainda seriam completamente ordinários e tediosos. 

Pra Betina de 10 anos, não importava muito que ela dependesse de um Yorkshire de 800g pra vida dela ter alguma substância. Termino meu diário nesse mesmo dia. Talvez por ter uma nova distração eu não tivesse tempo ou vontade de manter um diário. Talvez eu simplesmente não achasse mais graça nele. De qualquer jeito, não houve mais nada além das duas provas (“na verdade teste”, eu adicionei depois) nos dias 26 e 28 de abril que eu marquei numa tentativa desesperada de ter uma agenda utilizável. Eu não tinha humor pra manter agenda. Quinta série foi uma época tumultuada.

Por enquanto é isso, churretes. Espero que tenha provido a vocês um insight à minha mente. Espero que esse insight não tenha sido uma experiência traumatizante para vocês. Conseguem sentir isso? Esse laço se formando? É o laço do riso comum pela humilhação alheia. De post em post, de diário em diário, vamos formando uma comunidade. Esse não é o fim, minhas caras, meus caros, minhas caretas, meus carinhos. Estamos longe do fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário