páginas

26 de mai. de 2013

Let Go, de Avril Lavigne



O ano era 2002. A tendência: boy bands e música pop.

Or was it?

Pois do nada surge uma canadense que não era a Alanis Morissette, e ela andava de skate e ficava implicando e criticando todos os grandes nomes da mídia.

Foi um sucesso.

Em seu primeiro álbum, Let Go ("Larga Mão Disso" em tradução livre), Avril Lavigne compartilha músicas que compôs em uma época de sua vida em que experienciou muito angst, talvez por causa da adolescência, talvez por causa de sua vida em uma cidade pequena, talvez porque todo mundo a sua volta era um babaca, talvez por causa de todas essas coisas ou talvez por causa de nenhuma delas. Mas com letras incrivelmente poéticas e perspicazes, Avril conseguiu dar voz à uma parcela da juventude que não havia sido ouvida até então. (ou tinha?) (não sei!) (questão principal era que povo gostava dela) (eu gostava dela!) (até cheguei a comprar uma daquelas calças camufladas de militar que ela costumava usar!) (pena que não caía bem em mim)


1 Losing Grip
Ao colocar CD no aparelho de som, o fã era saudado com essa música, considerada a favorita de Lavigne. Uma música de alguém que entregou tudo de si num relacionamento e recebeu nada em retorno. "I was so alone!!!!", ela exclama. E isso já explica tudo.

2 Complicated
Ah, a famosa música, primeiro single, a música do shopping! Uma música em que ela reclama de como o cara não era ele mesmo na frente de outras pessoas (se bem que não fica muito claro se ela sabe QUAL é o verdadeiro eu do cara) (talvez quem ele era com ela que era "phony"). Mas enfim! É tudo que eu tenho a dizer sobre a música, acho? Ah, sim. Também totalmente ÓTIMA para se cantar em voz alta, principalmente as partes do "NO NO NO", tanto sentimento. Belíssimo. Tem uma hora que ela faz um "HEY YEAH" que eu passo a música inteira esperando esse momento, muito bom.

3 Sk8er Boi
Uma música sobre um cara que era a fim de uma menina que era esnobe e não dava bola pra ele, daí ele ficou famoso e a menina aparentemente se arrependeu amargamente?

4 I'm With You
A balada mais ouvida do álbum, a letra dessa música descreve sentimentos de solidão de alguém que simplesmente não tem certeza de nada dessa vida e se sente inseguro em relação a tudo. Uma pessoa que quer desesperadamente ter alguma conexão com alguém, independente de quem seja, como podemos julgar pela frase "Don't know who you are, but I'm with you".

5 Mobile
Nessa música Avril expressa sua frustração em ter tudo mudando à sua volta o tempo todo sem que ela tenha controle algum sobre isso. Algo com que todos nós podemos nos identificar, acredito!

6 Unwanted
Numa faixa um pouco mais agressiva, Avril expressa sentimentos de alguém tentando desesperadamente se encaixar em algum grupo, principalmente por causa de uma pessoa. Alguém que sempre fazia questão de ignorá-la, de diminuí-la, sempre fazia questão que ela se sentisse não querida. É bem triste.

7 Tomorrow
Olha, uma parte de mim acha que é uma música de uma pessoa que está lidando com a pressões do namorado para fazer sexo. E aí está procrastinando. Pra amanhã e amanhã e amanhã e amanhã. Etc. Talvez seja isso, mas a letra é tão vaga que talvez seja sobre outra coisa também. Só sei que durante um show a Avril descobriu que o avô dela tinha morrido e ela voltou pro palco pra cantar essa música e chorou e eu chorei também.

8 Anything But Ordinary
Uma música sobre alguém que prefere ser qualquer coisa menos comum. O que levanta a importantíssima questão do "o que é comum?". Mas as intenções dela eram boas, ela basicamente estava declarando "pra que ter vida entediante se podemos ter vida empolgante?". Se bem que se a pessoa quiser ter uma vida entediante, quem somos nós para forçá-la a fazer o contrário? É melhor acreditar que ela estava expressando uma opinião sobre a própria vida e não tentando ditar como outros devem viver.

9 Things I'll Never Say
Uma das minhas músicas favoritas do álbum, gosto de chamar essa de uma versão mais "adolescente" de No One Needs To Know da Shania Twain. É aquela época meio gostosa de quando você está gostando de alguém e ainda não ficou totalmente doloroso e você ainda não tem vontade de se matar, só se sente ansioso o tempo todo e fica tendo sonhos e delírios e etc.

10 My World
Relatos de uma adolescente morando em uma pequena cidade canadense! Total maravilhosa de se cantar a todo pulmões!



11 Nobody's Fool
Um rap (mais ou menos)! O álbum é praticamente um jornada, se você parar pra analisar e depois de termos ouvidos maioria das músicas sobre frustrações e desentendimentos e decepções, finalmente voz de Avril aparece como alguém independente que não está mais muito preocupada com as expectativas dos outros para com ela. Podemos ver nos versos "I might've fallen for that when I was fourteen/And a little more green" que houve realmente um amadurecimento no eu lírico do álbum. Realmente fascinante.

12 Too Much To Ask
Minha música favorita do álbum! Dores de um relacionamento com um emo, basicamente. O cara era tão envolvido em si mesmo e seus sofrimentos e nunca apreciava as tentativas da garota em fazer com que ele se sentisse melhor, fazendo com que o relacionamento fosse difícil para ela, porque ela não gostava de vê-lo sofrer, já que, d'uh, ela gostava dele e tal. Mas ele sempre pensava nele mesmo e a deixava de lado e ela acabava se sentindo sozinha. Então ela decidiu largar de mão. GOOD FOR HER.

13 Naked
Na última música do álbum, nós vemos exposta a realidade de alguém que usou máscaras de comportamento e emoções a vida inteira até que conheceu alguém que realmente conseguia enxergar como ela é de verdade, e ela acaba se sentindo exposta, vulnerável, NUA (em livre tradução). Mas a música meio que tem um ponto positivo, ela não se sente amarga nem violada, só um pouco assustada. Mas talvez dê tudo certo! Quem sabe? Veremos no próximo álbum!

... Na verdade, não veremos não, porque depois de Let Go, do meu ponto de vista, foi declínio total, nem ouvi todas as músicas do álbum seguinte, não farei um análise sobre ele, não adianta pedir.

Mas aí. Minha nota para Let Go é: 3,84 (de verdade!) (dei estrelas para cada música e somei e dividi na calculadora!) (assunto sério!) (enfim!)

E qual é a sua nota para Let Go?

Nenhum comentário:

Postar um comentário