páginas

7 de mar. de 2014

Um Adendo Ao Post Sobre Frozen


OK, eu quero começar o post assim: eu gostei de Frozen. Porra, eu AMEI Frozen. Eu saí do filme super feliz, eu voltei para casa feliz, eu tuitei sobre super feliz, eu escuto a trilha sonora super feliz (apesar de achar que "Love is An Open Door" é mais legal que "Let It Go").
 
Mas gostar de Frozen não impediu que eu enxergasse todos os problemas com o filme quando eles foram apontados para mim. Eu não tinha conhecimento da história original, então descobrir que o filme poderia (e devia) ter muito mais representações foi decepcionante. Eu ainda guardo os sentimentos bons que tive quando assisti Frozen pela primeira vez, mas quando vejo de novo agora eu penso "poderia ser melhor! poderia ser muito mais! muita coisa aqui está... não boa!"

É tipo aquela clássica analogia da pilula vermelha em Matrix. Uma vez que você vê, fica difícil de não ver. Isso não significa que você vai começar a odiar tudo, mas fica mais complexo de aproveitar as coisas quando você vê as coisas sendo injustas e desiguais o tempo todo. Então a vontade é de reclamar mais do que elogiar. Porque francamente, você fica cansado de ter que aguentar esse tipo de coisa o tempo todo. Todos os dias eu vejo gente falando que feministas são enjoadas demais, nunca estão felizes com nada.

"Um filme que celebra amor entre duas mulheres mais do que valoriza amor de um homem! Vocês deviam estar celebrando!"

Celebrar por quê? Cada vitória é cercada por derrotas e mais babaquices e mais injustiças. É como se fosse uma daquelas coisas de "pão e circo", sabe? Pessoal está grilado, vamos dar alguma coisinha para deixar eles felizes mas sem realmente mudar nada pra valer. E o pior é que funciona! De todos os lados a gente vê pessoas celebrando Frozen como se fosse uma grande vitória feminista, quando na verdade não é. Na minha opinião é um filme divertido, mas não é nem de longe o filme que revolucionou a abordagem patriarcal de sempre da Disney. Na verdade, eu tenho até um pouco de pena do pessoal que fez o filme, porque a gente sabe que eles tiveram que se virar em meio a milhões de alterações, então tenho um feeling que eles tiveram que perder algumas brigas com os grandes homens da Disney só para poder continuar a produção. Mas a questão é: grande maioria dos outros filmes da Disney abordaram temas como preconceito, machismo, família e romance de uma forma bem melhor que Frozen. Então por que ele que está sendo considerado o separador de águas?
 
O problema não é gostar do filme, você gosta do que bem entender, feelings are the only facts, etc. Intenção de Churros! não é escrever posts para que pessoas sintam vergonha do que gostam, nem ditar o que é certo ou errado. Nossa intenção (além de falar de coisas que gostamos) é, de vez em quando, apontar algo que possa passar despercebido pelas pessoas. E foi isso que a gente achou que estava acontecendo com Frozen.
 
Eu sou uma menina fácil de agradar, então muitas vezes eu acabei gostando muito de coisas que geralmente são criticadas (Transformers, Resident Evil, Man of Steel, etc). Por causa disso eu tive que aprender a ouvir críticas sobre as coisas que eu gosto, e percebi que existem dois tipos de crítica: as de pessoas que simplesmente odiaram a história porque simplesmente não foi o tipo de coisa que elas gostam. Nesse caso eu apenas dou de ombros (mas no fundo fico com raiva e penso "que idiota") e tento ter aquela atitude de "cada um tem sua opinião, né." Mas aí existem as críticas que apontam coisas que não são erradas só com o filme, mas com a sociedade em geral, coisas absurdas como preconceito e machismo e repressão. Coisas que existem no mundo (apesar de muita gente afirmar que são coisas do passado) e acabam sendo espelhadas na história, ou na forma que a história é contada. Nesse caso, eu tento quantificar quão grave foi o crime da história para julgar se ainda é aceitável para mim continuar gostando da história ou não. Maioria das vezes eu continuo gostando da história, mas sempre que assisto eu fico com aquele sentimentozinho no coração de como mundo ainda é muito péssimo, e como a gente ainda tem que reclamar para que as coisas comecem a mudar pra valer. Infelizmente isso significa que a gente vai soar chata de vez em quando, e as pessoas vão falar mal da gente. Mas com sorte, daqui um tempo teremos mais gente "chata" do que conformada, e aí as coisas vão começar a ficar boas.

Só isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário