páginas

5 de set. de 2013

Há Algo de Podre na Cultura Nerd

Há alguns anos, uma pequena e inocente Marina descobriu um blog. Esse blog falava que coisas que ela desconhecia e tinha até um podcast (que ela não tinha a mínima ideia do que era, mas pareceu divertido). Logo, esse blog virou uma obsessão de sua vida e ela consumia tudo o que podia: quadrinhos, séries, filmes. Nessa época, a pequena Marina havia acabado de descobrir Senhor dos Anéis e ficou encantada com aquele universo. E todos os universos que ali se abriram. Foi um bom período. Formativo, até. Mas a pequena garota foi crescendo e crescendo e começou a ouvir o que diziam. Era realmente estranho.

Ontem uma blogueira do meio nerd manifestou sua frustração sobre roupas curtas e a reação de homens. Ok, normal. Até que outro blogueiro do meio nerd, sim o dono do blog da história dali de cima, manifestou sua opinião. O que se seguiu foi uma chuva de "fãs" defendendo o pobre cara e chamando o que ela tinha dito de mimimi.

Quando você junta um grupo de pessoas baseado no fato de vocês gostarem de algo (Star Wars, Star Trek, D&D, videogames, matemática, SEI LÁ) e depois diz que foram excluídos toda a vida e quando garotas (uau!!!!) também gostam dessas coisas, esse seu grupinho sistematicamente excluí essas garotas com duas desculpas:

1) "fake nerd girls": uma garota?? que gosta de cultura pop e é tipicamente feminina? IMPOSSÍVEL!!! Claramente, ela só quer nos impressionar, já que somos caras incríveis e perfeitos;

2) "garotas nerds feias": tudo bem, você usa camisetas com referências nerds, mas hmmm você não é uma supermodelo e na verdade está imitando a gente. Não podemos aceitar isso; tem algo terrivelmente errado aí.

Quando as poucas mulheres em um filme são completamente ignoradas ou sexualizadas, quando o ícone da Leia é estar presa em um biquíni de metal, quando uma mulher fala sobre facetas do machismo em jogos e recebe ameaças, quando caras se acham no direito de desrespeitar cosplayers, quando há todo uma raiva em volta de garotas adolescentes, quando os "fãs" de Game of Thrones despejam ódio na Sansa Stark, tem algo muito muito muito errado aí.

É muito triste ir percebendo aos poucos que as pessoas com que você se identificavam tem tanto preconceito enraizado e uma gigantesca falta de diálogo e senso crítico. Se isso é ser nerd, se isso é ser geek, eu não quero fazer parte. Tem algo de podre na cultura nerd e agora é hora de mudar isso. Ou sei lá, deixar morrer. A pequena Marina estaria decepcionada, e eu também estou. Sinceramente, já passou da hora de mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário