páginas

13 de mai. de 2013

Por Que A Opinião Dos Homens É Irrelevante

Há colunas em materiais midiáticos voltados para meninas que expõem o que meninos pensam a respeito de diversas coisas (a maior parte delas, pra variar, envolve a aparência das ditas meninas). Isso é algo de que pessoas realmente gostam? Não sei. Não sei nem se quero pensar muito sobre a popularidade disso. O fato é que: essa coisa não importa e não deveria existir. Simples e conciso.

Meninos, não é que vocês não sejam importantes. Gostamos de vocês (dependendo do nível de babaquice, é claro), apreciamos a existência de vocês, já que nos auxiliam na formação de bebês e coisas do tipo. Vocês, como pessoas, têm seus méritos e tudo, não nego nenhum deles, mas ditar meninas não é um deles. Não mesmo.


Vou tentar explicar bem explicadinho: meninas já passam a vida inteira sendo programadas pra se preocuparem com o que vocês, outras meninas e, basicamente, com o que todo mundo pensa. Vocês, meninos, já ficaram nervosos na frente de uma menina (ou menino! ou qualquer pessoa!) que gostavam? Já ficaram se sentindo inadequados, atrapalhados, como se não conseguissem fazer nada direito? Pois é, meninas têm dez bilhões de vezes mais potencial pra se sentirem assim o tempo todo, com todo mundo. Parece horrível? É. É horrível.

Substitua as duas meninas do fundo por "toda a sociedade".

Algumas meninas conseguem lutar efetivamente contra isso. Me sinto feliz ao poder dizer que em grande parte sou uma delas. Minha auto-estima, num geral, é bem satisfatória – pelo menos quanto a aparência, mas enfim. É uma sensação libertadora, maravilhosa, e que todas as pessoas no mundo – talvez não Hitler – deveriam sentir. Mas isso só pode realmente ser vivenciado independentemente de tudo e de todos, entendem? Não é porque outra pessoa me diz que eu sou bonita que eu vou me sentir bonita. Pode ajudar, mas no final das contas o que vai mudar o jeito como eu me vejo é como eu me sinto – não como outras pessoas se sentem em relação a mim.

Mas que fique claro: essa guerra é constante e é frequente perdermos alguma batalha. Podemos ter momentos de recaídas, nos quais cedemos ao sistema e nos sentimos uma merda. Acontece. E pode ser difícil e doloroso voltar a um estado bom, por mais que seja o que queiramos.

Aí entram vocês.

Não duvido que a maioria tenha boas intenções, pelo menos até onde consigam se conscientizar, mas, eh, intenção não é tudo, sabem. Meninos, prestem atenção: dizer que uma menina não deveria se sentir assim ou assado, que vocês acham ela bonita de qualquer jeito, que não acham que ela deva usar maquiagem, se vestir de tal jeito, que vocês nem gostam quando ela se arruma demais, etc... Isso é... absolutamente desnecessário. Desperdício de saliva. Quase contraproducente.

"Pois eu acho que você ficaria linda até de pijamaaaa!!! Por que não concorda???? Pare de ser assiiim!!!! Gaaaahhh!!!!"

Primeiro, é uma baita presunção. Achar que, por vocês não gostarem de "maquiagem exagerada", meninas ao redor do mundo deveriam parar de usar batom vermelho de dia é simplesmente patético. Alguém perguntou? Não. Não ligo pro que vocês acham. Se eu quero me arrumar, se eu me sinto sexy usando batom vermelho, então não, eu não quero saber se pra vocês é "exagero" e "me deixa com cara de palhaça". A opinião de vocês aí só vai me fazer sentir mal com a minha imagem e meus gostos.
Minha cara quando falam que passei maquiagem demais/de menos/minha calça é apertada demais/meu decote é fundo demais/eu deveria sorrir mais/minha postura não está boa o suficiente/etc

Segundo, é apagar as inseguranças totalmente válidas que meninas sentem. Pessoas brancas não podem dizer pra pessoas negras "Mas e daí que você se sente mal com as expectativas inalcançáveis postas sob seus ombros por uma sociedade opressiva? Eu não vejo diferenças entre raças, por isso esse negócio não pode existir." Se vocês nunca sentiram, por nascença, a pressão imposta a um grupo, vocês não têm direito de dizer que essa pressão é inexistente ou inválida. Vocês acham que é bobo se preocupar com estrias e celulite? Pois nós tivemos nossos ouvidos martelados a vida toda a respeito disso, ouvindo incessantemente que esse tipo de coisa nos torna nojentas, indesejáveis, imprestáveis. Não importa se é verdade ou não, não importa se nós ou vocês concordam ou não. O fato é que aconteceu e foi internalizado por nós e isso pode fazer com que fique difícil de lidar. Até as meninas que lidam bem com isso não podem desqualificar as que lidam mal – elas estão num processo pra lidar melhor, e cada um tem seu método e tempo. Não cabe a ninguém julgar qual perspectiva é certa ou errada.

E ainda tem um outro lado, no qual meninos vão opinar sobre aparência de meninas e falam que "é, realmente, calça de moletom é desleixada, fica feia", "pois é, não acho bonito quando menina gordinha usa biquíni, pra isso que existe maiô, vamos ter bom senso, né", "fica deselegante saia curta demais, acho vulgar, não gosto". E isso chega a ser mais horrível.
Quando a frustração e irritação são substituídas por algo quase pior.

Eu não entendo, sabem, qual o motivo que leva alguém a falar esse tipo de coisa. Será que é uma necessidade embutida na mente, uma crença de que o que se tem a falar é sempre tão importante, tão vital? Será que realmente pensam que meninas não podem continuar vivendo sem saber o que homens acham sobre salto plataforma? Ou será que é a vontade de botar ainda mais pra baixo alguém que já tem uma insegurança fortemente alimentada pela sociedade – insegurança a qual esses homens nunca experienciaram?

É ditar o comportamento de quem já é reduzida a uma caixinha pequena todos os dias da vida. Qualquer coisa ganha um rótulo – usou saia curta, é vadia; fez biquinho em foto, é brega; comprou óculos de armação grossa, é hipster wannabe; usou cores chamativas, é louca por atenção; e assim vai. Cada mísera ação e escolha de cada mulher no mundo é analiticamente avaliada e julgada o mais rudemente possível, pra que o processo de "botar mulheres em seu lugar" seja pra sempre perpetuado.

E o que dizemos a esse processo?

Talvez entendam melhor se eu reverter a situação. Em que mundo uma coluna intitulada "Qual Cor De Cueca Atrai Mais As Mulheres" seria levada a sério? Quando homens leriam algo chamado "Veja O Que Elas Dizem Sobre Camisetas De Estampa" e anotariam mentalmente as opiniões dadas? Respostas: talvez em um universo paralelo; possivelmente num livro fictício sobre futuro distópico. E por que isso pareceria tão ridículo? Vocês podem decidir se isso é porque a) malditas mulheres não podem se meter no que homens usam, voltem pra cozinha, suas vadias, ou b) ninguém se importa, meu Deus, por que opinião do sexo oposto deveria interferir com o que alguém vestiria.

Quero que entendam que a opinião de vocês é em quase todas as situações a mais respeitada. Em tantos e tantos aspectos, a sociedade como um todo recorre ao Homem (aqui como entidade) pra dar a última palavra, ditar o que deve ou não ser feito. Nos deixem, pelo menos, ter autonomia de nossos próprios corpos e imagens? Não acho que seja pedir demais. Vocês podem opinar sobre coxinha de frango, sobre o último filme do Woody Allen, sobre pisos de madeira versus carpete, mas por favor, por favor, não opinem sobre o comportamento de um grupo que vocês, como outro grupo, sistematicamente oprimem.

Não é que mulheres estejam acima das críticas de vocês, não é que vocês não possam fazer nenhum comentário sequer, sabem? É só que nós já passamos por isso constantemente, por mais que vocês não saibam ou entendam ou sequer acreditem. Aliás, não importa que vocês não saibam ou entendam ou acreditem. Nos assuntos tangentes à vida feminina, o que importa mesmo é como cada mulher se sente sobre si mesma. Pensem só por um momento que as experiências de vocês não são as únicas que importam, nem são as mais importantes.

Talvez seja a primeira vez na vida que vocês ouçam: ei, vocês não são o centro das atenções. Mas é a realidade, por mais que possa chocar alguns: mulheres não orbitam ao redor das estrelas fálicas. Mulheres são suas próprias estrelas.

Nos assistam brilhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário